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Arquitetos: Lorcan O’Herlihy Architects
- Área: 29012 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Paul Vu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Santa Monica Boulevard, que para alguns motoristas é apenas uma saída da Rodovia 405, é o último trecho da Rota 66, a "Rua Principal da América," que antes ia de Chicago até o Oceano Pacífico. Em Los Angeles, essa ampla avenida conectava o centro da cidade, Hollywood, Beverly Hills e Santa Monica, formando um corredor comercial cheio de lojas, restaurantes e concessionárias de automóveis – um exemplo clássico de planejamento urbano voltado para carros. Nesse trecho, que parece ter mais tráfego do que residentes, está o Granville1500.
O Granville1500 tem o objetivo de intensificar a experiência urbana, refletindo o projeto Westgate1515 da LOHA, que está do outro lado da rua. Este novo projeto de habitação estudantil da UCLA, com 153 unidades e 29.000 m², fortalece o senso de pertencimento e a sensação de chegada neste bairro vibrante e em crescimento. O projeto evita o volume típico de muitos projetos habitacionais ao destacar as áreas residenciais e espaços para pedestres diretamente no nível da rua. O terreno, que antes era uma concessionária de automóveis, agora serve como um modelo para desenvolvimentos mais densos e mistos, onde carros e edifícios com fachadas de vidro dão lugar a residentes que passeiam ou se encontram em uma praça amigável com um propósito social mais amplo.
Para favorecer o encontro entre pedestres, várias estratégias são usadas no nível da rua para integrar o edifício ao ambiente urbano. Em vez de uma fachada massiva e imponente, três volumes discretos em forma de cunha aparecem ao longo da Santa Monica Boulevard, cada um deles apoiado suavemente no pavimento. Esse efeito de elevação é criado por grandes recortes piramidais, com formato de prismas invertidos, localizados nos cantos do edifício. Além de criar espaço livre sob a estrutura, esses recortes afastam o edifício da linha de propriedade e ampliam a calçada.
Os recortes nos cantos, junto com duas dobras menores que delimitam um recuo retangular longo, formam três áreas ao ar livre para refeições externas, bancos e jardins. Acima dessas áreas, um amplo pódio conecta dois dos três volumes do edifício. Esse espaço vazio, e outro mais estreito, criam uma sensação de amplitude, tanto no nível da rua quanto acima dele. A linha do telhado do pódio desce no centro do edifício, formando um triângulo paisagístico, e quebra a tensão entre sólido e vazio ao tocar o chão perto da praça comercial e de uma grande escada na Granville Avenue. O edifício inclui corredores ventilados naturalmente, um plano para gestão de águas pluviais, plantas que suportam secas, janelas e portas de alta eficiência, além de espaço para bicicletas, estações de recarga para veículos elétricos e painéis solares no telhado.
O Granville1500 reforça o compromisso da LOHA em criar espaços que incentivam a interação cívica em áreas urbanas. Este “bairro urbano” pretende envolver o público em um trecho de rua que é mais conhecido por carros rápidos e tráfego pesado do que por uma atmosfera animada para pedestres. O projeto busca mudar a forma como as pessoas veem o potencial deste bairro.